Bombeiros Voluntários de Joinville integram rede mundial pela paz | 107,5 FM Simplesmente Diferente

Antenado

Bombeiros Voluntários de Joinville integram rede mundial pela paz

Publicado: novembro, 2018

Bombeiros Voluntários de Joinville integram rede mundial pela paz

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) é o representante do Brasil no Departamento de Bombeiros de Apoio à Paz Mundial do Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), entidade apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O título honorífico “Núcleo de Bombeiros de Promoção da Paz” foi atribuído ainda em julho pela organização sediada em Portugal.

 

A entrega do certificado ocorreu nesta quarta (21), em cerimônia na corporação, pelo vice-reitor Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – entidade que sedia a Embaixada dos Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade do OIDH para o Brasil e América Latina-, Leandro Zvirtes, e pela coordenadora-geral, a professora doutora Jurema Iara Reis Belli.
 

Em seu discurso, Zvirtes ressaltou o valor do voluntariado e da vocação para o bem, a essência da atividade bombeiril. “Todos queremos um mundo menos violento e mais solidário. Está na alma dos bombeiros fazer o bem”, disse.

 

“Essa honraria ganha ainda mais importância porque foi espontânea. A escolha partiu do Conselho do Núcleo da Promoção da Paz”, disse Moacir Thomazi, presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. “O mérito é dos voluntários e da sociedade que ajuda a manter esta instituição”, disse, referindo-se aos 35 mil joinvilenses que contribuem mensalmente por meio da conta de energia elétrica.

O prefeito Udo Döhler destacou que o voluntariado é sustentado pelos pilares da paz, harmonia e solidariedade. “Quando olho para estas pessoas vejo os que construíram a história de Joinville”, disse emocionado pela presença da Equipe Tradição (bombeiros com mais de 25 anos de voluntariado). O grupo fazia parte do operacional do CBVJ no período em que Döhler foi presidente da Associação (1987-89).

Exemplo a ser seguido
 
O certificado integra os Bombeiros Voluntários de Joinville à rede mundial de corporações (é eleita apenas uma em cada país) consideradas exemplos em ações para o bem e segurança da humanidade. “A missão e total dedicação a torna numa referência de bem e exemplo a se seguir”, justificou o presidente do Observatório, Luís Eduardo Afonso Andrade.

A distinção levou em consideração, ainda, que o CBVJ é a corporação do gênero mais antiga do País, fundada em 13 de julho de 1892. O mesmo título foi atribuído a outras duas organizações bombeiris da América Latina: a Associação dos Bombeiros Voluntários de La Boca, de Buenos Aires, Argentina (fundada em 1884), e à Companhia Italiana de Bombeiros Voluntários Roma N⁰ 2, em Lima, Peru (criada em 1866).

 

Sobre o CBVJ – Fundado em 13 de julho de 1892 é a mais antiga instituição do gênero do País. Presta serviços gratuitos à comunidade na prevenção e combate a incêndios; atendimento pré-hospitalar; resgate veicular, na montanha, aquático, vertical e em estruturas colapsadas.
É formado por 1.700 pessoas entre bombeiros voluntários, efetivos e do Programa Bombeiros Mirins, além de brigadistas e pessoal de apoio. Em 2017 contabilizou 133 mil horas de serviços gratuitos à comunidade, fez vistorias e análises de projetos de 133 milhões de metros quadrados e atendeu 6.607 ocorrências. É filiado à Organização de Bombeiros Americanos (OBA), segue os protocolos da USAID/OFDA e é parceiro da National Fire Protection Association (NFPA).
Fonte/Autor: Ass. de Com. CBVJ
Foto:  Mauro Artur Schlieck

Comentários no Facebook