Publicado: fevereiro, 2024
Na manhã deste domingo (25), o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin realizaram uma reunião do Gabinete de Crise para o acompanhamento da situação da chuva volumosa que atingiu Joinville. Na reunião, ficou definido que a Prefeitura vai decretar Situação de Emergência.
Nas últimas 24 horas, a região registrou um acumulado de 215 milímetros de chuva, com 50 ocorrências atendidas até o meio-dia deste domingo. Foram 20 deslizamentos, 5 quedas de muro, 2 quedas de árvore e 23 alagamentos a residências.
Os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Proteção Civil e Segurança Pública, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, Cultura e Turismo, Educação e Comunicação, além da Companhia Águas de Joinville
Até o momento, todas as pessoas desabrigadas se acomodaram nas casas de parentes ou conhecidos, não sendo necessária a montagem de abrigo emergencial. Caso haja demanda, a Prefeitura está com o planejamento preparado para ativação.
As equipes das Unidades Regionais de Obras estão atuando em regime de plantão com equipamentos para dar suporte aos atendimentos da Defesa Civil, incluindo retroescavadeiras e caminhões.
Na noite de sábado (24), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, com o suporte de grupos de jipeiros, fizeram a remoção de 70 pessoas que estavam ilhadas no Terminal Central.
Por questão de segurança, o Museu de Sambaqui e o Museu Fritz Alt permanecerão fechados neste domingo. Além disso, a Feira de Adoção de Animais promovida pelo Centro de Bem-estar animal foi cancelada.
Para a tarde de domingo (25/2), segue a situação de atenção, considerando a previsão de um volume de chuva entre 30 e 50 milímetros.