A Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina) firmou uma parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina para atrair e preparar jovens para uma das mais importantes profissões: a de motorista de caminhão. Realizado pela Fetrancesc, com apoio do Sest Senat, o projeto Motorista de Futuro será levado a escolas públicas estaduais e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), com o intuito de formar uma nova geração de profissionais.
A parceria foi celebrada no dia 15, em encontro entre representantes do transporte rodoviário de cargas e a vice-governadora Marilisa Boehm, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Estavam presentes o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, o diretor-executivo Renato Macedo, e ex-presidente da federação e empresário Ari Rabaiolli, a coordenadora do projeto em Santa Catarina, Daniela Rabaiolli Emílio, e a analista de projetos da Fetrancesc, Bruna Simões.
“Este é uma iniciativa essencial para a segurança nas estradas e para o futuro da economia. Um caminhão desgovernado por ferir muita gente, por isso precisamos de motoristas capacitados. Sem motoristas, não temos nem alimento na mesa”, afirmou a vice-governadora.

Schneider reforçou a relevância da iniciativa que busca atrair novos talentos para a profissão e enfrentar dois dos principais desafios do setor: a escassez de mão de obra e o envelhecimento da categoria.
Diante do desafio de conduzir veículos cada vez maiores e mais tecnológicos, o ofício de motorista ganhou o nome de gestor de unidade móvel. É um trabalho que exige treinamento, responsabilidade e dedicação”, afirmou.
Além de transportar as riquezas do país, o profissional precisa ter uma série de competências, como domínio da tecnologia embarcada e conhecimento em mecânica, legislação de trânsito, normas de segurança e primeiros socorros. Um dos objetivos do projeto é evidenciar que o setor oferece empregabilidade, estabilidade e crescimento profissional. Outro objetivo do projeto é desmistificar a profissão.
É necessária uma mudança de cultura dos jovens, que hoje não querem ser motoristas de caminhão. Atualmente, só temos 9% de motoristas abaixo de 29 anos. A idade média dos caminhoneiros, no Brasil, é 59 anos”, salientou Daniela Rabaiolli Emílio.
Fetrancesc e Governo do Estado também são parceiros no Programa CNH Emprego na Pista, outra iniciativa voltada à oferta de mão-de-obra para o transporte.
Na prática
A partir da parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, o Motorista de Futuro poderá entrar nas escolas para promover atividades como palestras com instrutores e motoristas profissionais, vivências em simuladores e cavalos mecânicos modernos e encontros com jovens e famílias nas unidades SEST SENAT.
O projeto
O projeto Motorista de Futuro é uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul, idealizado pela Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) e que já fez a diferença na vida de mais de 3.500 jovens no estado gaúcho.
Em Santa Catarina, o projeto está sendo implementado pela Fetrancesc, com suporte técnico e operacional do Sest Senat e dos sindicatos, apoio da diretoria do Setracajo, além da participação ativa de membros do Setram e do Sitran.












A iniciativa foi trazida para o Estado pela diretora do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e de Operações Logísticas de Joinville e Região (Setracajo), Daniela Rabaiolli Emílio.
Fonte: Fetrancesc | Fotos: Foto: Richard Casas /GVG
Autor: Setracajo

