O mês de junho é marcado pela campanha Junho Vermelho, movimento nacional de conscientização que busca incentivar a doação voluntária de sangue e reforçar a importância desse ato de solidariedade que salva vidas diariamente.
Hospitais e unidades de saúde dependem continuamente dos estoques dos hemocentros para atender pacientes em cirurgias, tratamentos oncológicos, transplantes, acidentes e diversas outras situações de emergência. No entanto, especialmente durante os períodos mais frios do ano, é comum ocorrer uma redução no número de doadores, o que pode comprometer o atendimento de quem precisa.
Doar sangue é um procedimento seguro, rápido e capaz de beneficiar várias pessoas com uma única doação. Mais do que um gesto de cidadania, a doação representa um ato de amor ao próximo e uma oportunidade concreta de fazer a diferença na vida de alguém.
A campanha também busca conscientizar a população sobre a necessidade de manter doações regulares. Afinal, a demanda por sangue não acontece apenas em situações extraordinárias; ela é permanente e indispensável para o funcionamento do sistema de saúde.
Em Santa Catarina, as doações podem ser realizadas por meio do HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), responsável pela coleta e distribuição de sangue para hospitais em todo o estado. O agendamento pode ser feito de forma rápida e online por meio da página oficial do hemocentro.
Para mais informações ou para agendar sua doação, acesse:
Neste Junho Vermelho, a Rádio 107,5 FM convida seus ouvintes a participarem dessa corrente de solidariedade. Uma única doação pode representar a esperança de pacientes que aguardam por tratamento, recuperação ou uma nova oportunidade de vida.
Doe sangue. Compartilhe esperança. Salve vidas.
Rádio 107,5 FM – Simplesmente Diferente.

